Foto do cadáver de Vladimir Herzog, 1975

Foto do cadáver de Vladimir Herzog, 1975.

Vladimir Herzog (1937 – 1975), iugoslavo, foi um professor universitário, jornalista e teatrólogo vítima da Ditadura Militar no Brasil. Em 1942, sua família veio para o Brasil, fugindo do governo nazista. Com o advento do governo militar de 1964, Vladimir decidiu permanecer na Europa, retornando no ano 1968, quando o regime conheceu seus piores momentos.

Em 1975 foi escolhido para dirigir a divisão de jornalismo da TV Cultura e no dia 24 de outubro do mesmo ano, apresentou-se no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) para prestar esclarecimentos sobre ligações suas com o Partido Comunista Brasileiro. No dia seguinte foi encontrado morto em sua cela.

Segundo a versão oficial, dos militares, à época, ele teria se enforcado com o cinto do macacão de presidiário. Entretanto, de acordo com depoimentos dos presos, Herzog fora torturado e assassinado. Finalmente em 1978, a Justiça responsabilizou o governo brasileiro por sua prisão, tortura e morte, mas foi apenas em 2012 que a Comissão Nacional da Verdade encaminhou à Justiça paulista uma solicitação para que o documento de óbito do jornalista fosse retificado, com o seguinte parecer:

“A Comissão rejeita a tese do suicídio e assim exclui logicamente a tese do enforcamento. A afirmação do enforcamento – que se transportou para o atestado e para a certidão de óbito – encobre a real causa da morte, a qual, segundo os depoimentos colhidos em juízo indicam que foi decorrente de maus tratos durante o interrogatório no DOI-Codi”.

Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas

Foto de Silvaldo Leung Vieira. Acervo Iconographia, 1975.

Fontes:

– http://agencia-brasil.jusbrasil.com.br/noticias/100047142/comissao-da-verdade-pede-a-justica-retificacao-de-atestado-de-obito-de-vladimir-herzog

– http://www.forumverdade.ufpr.br/?p=2085

– http://www.conjur.com.br/2012-ago-30/comissao-verdade-justica-mude-atestado-obito-herzog

– KOSSOY, Boris. Um olhar sobre o Brasil: A fotografia na construção da imagem da nação (1833 – 2003). 1° edição. São Paulo: Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2012. p. 318

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s