A queda do Muro de Berlim

 

 

Muro de Berlim 2 Queda do Muro de Berlim

Hoje, vamos voltar ao dia 9 de Novembro de 1989. Um dia especial para a história da humanidade. O dia em que um símbolo de opressão e intolerância foi vencido por uma mobilização espontânea e desordenada de um povo reprimido. Em 1989 o mundo socialista, liderado pela União Soviética, já estava sem forças pra sustentar a disputa ideológica e bélica que já durava décadas. Os gritos de Liberdade da população de Berlim ecoaram pelo mundo.

Após a Segunda guerra Mundial a Alemanha passou a ter um papel submisso na política do Mundo. Seu território foi dividido em zonas de influência entre as principais potências econômicas. O trauma deixado pelos anos de Nazismo impediu qualquer força de autonomia alemã e o país se tornou palco de uma das principais disputas ideológicas da história.

Muro de Berlim 3 Queda do Muro de Berlim

O muro de Berlim foi construído em 1961 por ordens Soviéticas. Era uma medida drástica para conter os avanços capitalistas na capital alemã. O Muro não representou uma segregação racial, religiosa ou social. O muro separava pessoas por motivos políticos e estratégicos. Talvez o episódio do Muro de Berlim tenha sido o último que teve lideres estadistas querendo se tornar imperadores do Mundo.

Hoje os Presidentes, Primeiros Ministros e Monarcas anacrônicos não querem mais, e nem podem ter o posto de Imperador do planeta. Esse papel está sendo exercido por um pequeno grupo de empresários capitalistas que controlam a economia mundial. Até o século XX a dominação totalitária era representada pelo rosto de um político megalomaníaco. Nos tempos atuais as marcas coloridas e bem diagramadas estão exercendo essa disputa pela dominação mundial.

Muro de Berlim 1 Queda do Muro de Berlim

Os muros que impedem a evolução da humanidade continuam existindo. Existem algumas muralhas de concreto separando pessoas, mas a maioria dos muros opressores de hoje são invisíveis. São obstáculos criados por preconceitos e discursos intolerantes que foram criados em um passado remoto. Questões étnicas, questões de gênero e de sexualidade são discutidas apenas de forma superficial para dar a impressão de que os problemas não existem mais.

Muro de Berlim 41 Queda do Muro de Berlim

A construção do Muro de Berlim sem dúvida foi um capitulo triste da História mundial, mas se a criação do muro representou um lado ruim da humanidade, a forma como o Muro foi destruído representa boas virtudes dos seres humanos. A situação era tão tensa na capital alemã que apenas um boato espalhado pela rádio foi capaz de mobilizar milhares de pessoas para irem enfrentar a impiedosa estrutura de segurança das linhas divisoras do Muro.

Muro de Berlim 5 Queda do Muro de Berlim

A destruição do muro se tornou uma das mais bonitas festas que o mundo já presenciou. Não era por motivos religiosos, por sexo, por drogas e sim era uma festa que celebrava o direito básico da liberdade. Que o 9 de Novembro sirva de exemplo pra todos nós.

 

Fonte:http://www.etno.com.br/blog/2012/11/queda-do-muro-de-berlim/

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A queda do Muro de Berlim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s