A arte nazista e o combate ao modernismo

A arte nazista foi mais uma das frentes de batalha criadas pelos nacional-socialistas na busca da supremacia da suposta raça ariana.

Uma das grandes preocupações do nazismo foi a divulgação de suas concepções estéticas de arte, ligadas às suas concepções ideológicas e políticas, utilizando a arte como arma de propaganda de seus ideais.

Baseavam suas produções em interpretações do evolucionismo darwinista e nas teorias sobre a eugenia, buscando apresentar a perfeição natural através da eliminação dos corpos impuros e perniciosos que não estavam de acordo com a busca da raça pura alemã, uma raça forte e superior às demais.

Uma das premissas da arte nazista era a restauração do naturalismo, só que idealizado de acordo com as concepções de superioridade ariana. O intuito seria a fuga das abstrações complicadas e a concentração na expressão de um mundo que imperaria no futuro, um mundo belo, idílico, clássico e virtuoso, como seria a forte nação alemã após sua vitória sobre os demais povos.

Um dos principais artistas combatidos pelos nazistas foi Paul Klee, um pintor e poeta suíço que foi naturalizado alemão. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes. Klee era um desenhista nato que realizou experimentos e, conseqüentemente, dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade.

Imagem

Fontes: http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-nazista-combate-ao-modernismo.htm; http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s