Entre séculos,entre quadrinhos : Proclamação da República

historia_brasil_2_capa

O segundo volume da coleção História do Brasil em Quadrinhos mostra os detalhes de um dos períodos mais conturbados de nosso País

História do Brasil em Quadrinhos apresenta, de forma simples e descontraída, os fatos que levaram o Brasil a tornar-se uma República. Também deixa claro que não foram poucas as dificuldades ao longo da vida de D. Pedro II. Foi nesse período que ocorreu a Guerra do Paraguai, com o custo de centenas de milhares de mortos. Só de brasileiros calcula-se que as vítimas foram cerca de 50 mil.

A economia se baseava na vergonhosa mão de obra escrava, com navios negreiros indo vazios e voltando repletos de seres humanos rebaixados ao nível de mercadorias. Sem falar nas intrigas, boatos e – por que não assumir? – as fofocas que levaram à Proclamação da República em 1889.

historia_brasil_2_pg17

No livro, todos esses fatos são contados pelo professor Daguerre a três crianças durante um passeio pelas ruas do Centro de São Paulo. Os personagens infantis são compostos por Catarina, Marcelo e Gustavo, este, inclusive, um cadeirante que demonstra a mesma disposição e alegria dos amigos ao longo de toda a trama.

historia_brasil_2_pg18

Na conversa de Daguerre com as crianças surge uma interessante explicação sobre o significado dos versos do Hino Nacional.

historia_brasil_2_pg41

Sobre os autores

Edson Rossatto
Formado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, é editor de livros, escritor, roteirista de HQ e palestrante. Publicou os livros Mansão Klaus e outras histórias (2004) e Curta-metragem – Antologia de microcontos (2005), ambos da Andross Editora, além da HQ História do Brasil em Quadrinhos: Independência (2008), da Editora Europa. Seu conto Cartas a um irmão foi adaptado para o cinema. 

Laudo
É ilustrador há quase 20 anos e tem em seu currículo dezenas de histórias em quadrinhos, além de colaborar com revistas, jornais e livros didáticos. 

Omar Vinõle
Aos 36 anos, esse português naturalizado brasileiro especializou-se em arte-final e na colorização de HQs. Do mesmo modo que no livro anterior desta coleção, se surpreendeu com os detalhes da Proclamação da República. 

Em 2009, Laudo e Omar Vinõle ganharam o prêmio HQ Mix pela minissérie Depois da Meia-Noite. Laudo também ganhou o prêmio Angelo Agostini como “melhor desenhista do ano”.

historia_brasil_2_pg62

Outras informações
O livro História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República foi desenvolvido por Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo (desenhos) e Omar Viñole (arte-final e cores). Os autores basearam-se em diversas obras de arte sobre este período da História brasileira como forma de aproximar a adaptação aos livros da educação formal nas escolas.

Uma curiosidade para os fãs de quadrinhos: o livro traz diversas referências a importantes personalidades – desenhistas, pesquisadores e jornalistas – que colaboram com o mercado editorial brasileiro.

FONTE: http://impulsohq.com/noticias/historia-do-brasil-em-quadrinhos-proclamacao-da-republica/

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s